O Palmeiras superou o Botafogo por 1 a 0, neste sábado (28), na Filadélfia (EUA), e se tornou o primeiro clube brasileiro classificado às quartas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O gol decisivo foi marcado por Paulinho, no primeiro tempo da prorrogação.
A partida foi marcada pelo domínio do time paulista. Com uma formação ofensiva que incluiu os jovens Estêvão, Allan e Vitor Roque, o técnico Abel Ferreira priorizou a posse de bola e manteve o Palmeiras no campo ofensivo durante a maior parte do tempo. O Botafogo, comandado por Renato Paiva, optou por uma escalação mais conservadora, com três volantes, e criou poucas oportunidades.
Apesar da pressão do Palmeiras no tempo regulamentar incluindo defesas importantes do goleiro John, em finalizações de Estêvão, Mauricio e Richard Rios , o placar permaneceu zerado até o fim dos 90 minutos.
Na prorrogação, o equilíbrio deu lugar à definição. Aos 10 minutos do primeiro tempo extra, Paulinho, que havia entrado no lugar de Vitor Roque, recebeu pela direita, driblou a marcação e finalizou com precisão. A bola desviou levemente no zagueiro Alexander Barboza antes de entrar, sem chances para o goleiro. Paulinho, que ainda se recupera de cirurgia e sente dores, deixou o campo logo após o gol.
No segundo tempo da prorrogação, o Botafogo tentou reagir. Joaquín Correa criou boa jogada pela esquerda, mas o cruzamento rasteiro não encontrou finalizador. Outras chances vieram com Vitinho e Artur, mas nenhuma foi convertida.
Nos minutos finais, o zagueiro Gustavo Gómez foi expulso após receber o segundo cartão amarelo. Com um a mais, o Botafogo intensificou a pressão, mas parou na defesa palmeirense e no goleiro Weverton.
Com o resultado, o Palmeiras garante vaga nas quartas de final e agora aguarda o vencedor do confronto entre Benfica e Chelsea, que se enfrentam ainda neste sábado. A próxima partida do Verdão está marcada para a sexta-feira (4), novamente na Filadélfia.